ULTIMODE M-207G é um conversor de media é fiável que permite a transmissão de dados Ethernet Gigabit numa fibra monomodo em distâncias até 20 km. O conversor de media tem um conector SC usado para transmitir (Tx) e receber (Rx) o sinal. Isto é possível graças ao uso da divisão de comprimento de onda de multiplexação (WDM) - diferentes comprimentos de onda (cores) de luz laser para transporte de sinais diferentes, ao longo de um fio de fibra. Isso reduz significativamente os custos de instalação. O conjunto contém dois transceivers DPL11521 e respectivas fontes de alimentação (12VDC/2A).
Um dos dispositivos, transmite o sinal óptico na janela de transmissão III (1550 nm), enquanto o segundo usa a janela II (1310 nm). Sensibilidade do receptor e a potência do transmissor é adaptada para transmitir informações até 20 km. No caso de distâncias mais curtas (até 2 km), é necessário a utilização adicional de atenuadores 2dB pelos receptores (para evitar possíveis danos ao receptor).
Os dispositivos ULTIMODE têm recurso MDI/MDIX de detecção automática e automaticamente encontrar e definir o modo de conexão mais rápida. O mecanismo "Armazenar e Transmitir" permite verificar os dados recebidos através da função checksum.
Sensibilidade do receptor e a potência do transmissor é adaptada para transmitir informações até 40 km. No caso de distâncias mais curtas (até 4 km), é necessário a utilização adicional de atenuadores 2dB pelos receptores. Vão protegêr contra o "queimar".
Os conversores ULTIMODE de media são totalmente compatíveis com o padrão IEEE 802.3 e IEEE 802.3u. A sua instalação é muito simples, graças á característica "Plug and Play" . Os indicadores LED mostram o estado operacional actual. O diodo laser durável com ressonador de Fabry-Perot garante que o tempo médio entre falhas (MTBF), de pelo menos, de 100.000 horas (mais de 11 anos).