ULTIMODE BS-24SM pertence a um inovador sistema de cablagem de fibra óptica, com acesso fácil á fibra, especialmente útil em arranha-céus e edifícios de vários fogos. As fibras podem ser ramificadas directamente para os assinantes individuais sem a necessidade de emendas dentro do tubo ascendente do edifício; onde são facilmente extraídos.
A construção dos cabos BS ULTIMODE permite ao instalador cortar janelas na bainha (tubo) e puxar as fibras individualmete, sem o risco de danos, graças a um diâmetro interno adequado do tubo. Protecção adicional proporcionada por duas hastes de aramida na bainha, o qual, além de reforçar e estabilizar o tubo, actuam como barreiras de protecção para a lâmina de remoção.
O cabo ULTIMODE BS-24SM contém 24 fibras monomodo. A identificação de cor das camadas está em conformidade com o padrão GB13993.3-2001. O revestimento é feito de baixo retardador de chama e livre de halogénio poli-olefina (LSZH).
As fibras monomodo usadas no cabo são ITU-T G.657.A2, 900µm buffer. A fibra G.657.A2 é actualmente uma das fibras monomodo mais avançadas e populares, sendo na verdade uma versão melhorada da fibra G.652.D. A fibra pode ser formada em rolos apertados devido à redução da atenuação em tais condições, enquanto que outros parâmetros são ainda um pouco melhores (atenuação inferior a 0,35 dB/km a 1.310nm e inferiores a 0,20 dB/km a 1.550nm). A característica especial deste tipo de fibra é a reduzida atenuação em bobinas - em 1550nm, a atenuação de 10 voltas com um raio de 15 mm é <0,03 dB, e de uma volta com um raio de 7,5 mm é <0.5 dB.
Claro que, o raio mínimo de dobragem da fibra e do cabo não é o mesmo. O ex depende das características normalizadas e físicas da fibra, enquanto que este último deve ser assumida como 20x o diâmetro externo do cabo.
Cabos de fácil acesso ULTIMODE BS são projetados para sistemas de fibra óptica em edifícios arranha-céus e em unidades multi-moradia (MDUs). MDUs são edifícios comerciais ou residenciais com vários escritórios ou apartamentos, incluindo soluções "espaço aberto". Os cabos também podem ser aplicados com sucesso em edifícios antigos, com os eixos curtos, não permitindo que se utilizam vários cabos. Neste caso, a utilização do sistema de construção ULTIMODE com cabos de fácil acesso permite que os fornecedores de serviços de banda larga uma construção do sistema de distribuição mais rápido e mais fácil.
Temos uma gama de cabos ULTIMODE de distribuição de fibra óptica - com 12, 24, 36 e 48 fibras monomodo (G.652.D e G.657.A2)