OPTOKON PM-212 é um medidor avançado projetado para medir a perda de potência ótica em redes de fibra ótica baseada em fibras multimodo e monomodo. O medidor é calibrado para medir a potência ótica em seis comprimentos de onda (nm): 850, 1300, 1310, 1490, 1550, e 1625. É possível definir o nível 0 dB de referência, de modo a fazer as medições do caminho ótico mais fácil. O medidor está equipado com uma ponta que permite medições de potência ótica em caminhos óticos terminados com conectores com ponteiras de 2,5 mm. A precisão das medições é melhor do que 5%.
O medidor é alimentado por uma bateria de NiMH recarregável interna que (totalmente carregada) permite o funcionamento contínuo do metro até 100 horas. O ciclo de vida da bateria é de mínima de 5 anos. Memória interna pode armazenar até 256 medições que podem ser exportados para um PC através do programa Hiper Terminal. Todos os drivers necessários necessárias para a comunicação do medidor PM-212 com um computador estão incluídas no recurso CD-ROM.
O medidor PM-212 indica os níveis absolutos de potência ótica em dBm e níveis relativos em relação a um nível de referência em dB.
Graças a pequenas dimensões (24 x 47 x 71 mm) e baixo peso (0,09 kg), o medidor pode ser facilmente transportado no estojo preso ao cinto da calça.
O medidor de potência óptica requer uma fonte de luz, que podem ser compradas separadamente. Como fonte de luz pode ser também empregado conversores de vídeo ou conversores de media da série ULTIMODE.